Acesso a Informação e Transparência

Voltar ao site da
CÂMARA

API de Dados Abertos

Você está aqui: Página inicial > Transparência > API de Dados Abertos

API

Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicativos), é um conjunto de padrões que permite sua utilização para construção de outros aplicativos. No Portal da Transparência, são disponibilizados via API todas as consultas exibidas no site sem restrições e no formato JSON. Este considerado o formato mais aberto, flexível e de fácil reutilização.

Dados Abertos

O nosso Portal da Transparência segue recomendações e padrões descritos pela W3C (World Wide Web Consortium) e a Open Knowledge Foundation, importantes instituições regulamentadoras da Web.

Segundo a Open Knowledge Foundation, “dados são abertos quando qualquer pessoa pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeito a, no máximo, a exigência de creditar a sua autoria e compartilhar pela mesma licença”.

A API REST do Site foi projetada para ter URLs previsíveis e orientadas a recursos e para usar códigos de resposta HTTP para indicar erros de API. A API usa recursos HTTP integrados, como autenticação HTTP e verbos HTTP, que podem ser entendidos por clientes HTTP prontos para uso, e suporta o compartilhamento de recursos de origem cruzada para permitir que você interaja de forma segura com a API de um lado do cliente aplicação web.

A API REST fornece dados públicos acessíveis a qualquer cliente anonimamente, bem como dados privados disponíveis apenas após a autenticação . Depois de autenticada, a API REST suporta a maioria das ações de gerenciamento de conteúdo, permitindo criar painéis alternativos para um site, aprimorar seus plugins com ferramentas de gerenciamento mais responsivas ou criar aplicativos complexos de página única.

Qual o Significado?

A definição de dado aberto da Open Definition, resume-se em:

Disponibilidade 
A informação precisa estar disponível por inteiro e por um custo razoável de reprodução, preferencialmente por meio de download na Internet e também deve estar num formato conveniente e modificável.
Redistribuição 
A informação precisa ser fornecida em condições que permitam a sua redistribuição e/ou reutilização, incluindo o cruzamento com outros conjuntos de dados.
Universalidade 
Todos podem usar, reutilizar e redistribuir não havendo discriminação contra áreas de atuação, pessoas ou grupos (não são permitidas restrições como, por exemplo, “não comercial” ou “somente educacional” que impeçam o seu uso irestrito).
APIs
Listagem de Métodos da API
Recurso
Rota
Notícias
https://santarosadotocantins.to.leg.br/wp-json/wp/v2/posts
Páginas
https://santarosadotocantins.to.leg.br/wp-json/wp/v2/pages
Julgamento de contas do executivo
https://santarosadotocantins.to.leg.br/wp-json/wp/v2/julgamento
Prestação de contas
https://santarosadotocantins.to.leg.br/wp-json/wp/v2/prestacao-de-contas
Planejamento Orçamentário
https://santarosadotocantins.to.leg.br/wp-json/wp/v2/planejamento
Votação Nominal
https://santarosadotocantins.to.leg.br/wp-json/wp/v2/votacao-nominal
Sessão Plenaria
https://santarosadotocantins.to.leg.br/wp-json/wp/v2/sessao
Acesso Rápido ao Portal da Transparência

Acesso rápido aos principais links do portal da transparência. Clique aqui para acessar todos os links

Sabia que você, como cidadão, pode ter acesso a qualquer informação pública* relativa à gestão administrativa do seu município?

Legislações e Publicações

O Acesso à informação tem o propósito de regulamentar o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas.

Sabia que você, como cidadão, pode ter acesso a qualquer informação pública* relativa à gestão administrativa do seu município?

Pular para o conteúdo